Os principais erros a evitar na abertura de empresa é deixar de desenvolver um plano de negócios, analisar a concorrência e mercado consumidor pretendido. Bem como não se organizar adequadamente antes de abrir a empresa. Entenda os motivos.
- Não desenvolver um plano de negócios te leva a uma falta de direção e estratégia, se arriscando em uma série de desafios e incertezas, impactando diretamente no sucesso do negócio.
- Deixar de analisar a concorrência é um erro comum em novos negócios, que perdem a oportunidade de se diferenciar no mercado, de trabalho com melhores fornecedores, preços, com a margem de lucro adequada, além de aproveitar para conhecer melhor o mercado;
- Não se organizar financeiramente antes de abrir uma empresa deixa limitado o crescimento e expansão do negócio, que precisará trabalhar com o lucro obtido inicialmente como capital de giro e para cumprir com suas obrigações. Consequentemente, qualquer deslize aproxima a empresa do risco de falência.
- Ignorar a legislação vigente não é recomendado, seu negócio precisa estar alinhado com a regulamentação vigente da atividade, evitando multas, processos legais, falta de licenciamento e até mesmo o fechamento da empresa.
- Escolher o regime de tributação errado resulta no pagamento excessivo de impostos, deixando de aproveitar benefícios fiscais para sua atividade ou a menor carga tributária legalmente possível, o que consequentemente resulta em uma lucro menor para empresa.
O apoio de uma contabilidade especializada para o seu negócio, fará toda a diferença para que você tenha um processo de abertura de empresa mais tranquilo e rápido.