Perguntas Frequentes Resposta Completa

Deduções fiscais para prestadores de serviços: quais são?

As deduções fiscais para prestadores de serviços variam de acordo com o regime tributário escolhido e as atividades desenvolvidas. Veja como isso afeta a sua tributação:

Autônomos que prestam serviços através da emissão de RPA e não possuem CNPJ podem deduzir suas despesas operacionais relacionadas ao desenvolvimento da atividade, como aluguel, materiais de escritório, materiais específicos e custos relacionados à execução do serviço, entre outras possibilidades.

Empresas que optam pelo regime de tributação do Lucro Real se beneficiam da dedução de grande parte das despesas operacionais, como salários, aluguéis, eventos, publicidade e outras despesas, para reduzir a base de cálculo do imposto de renda.

Empresas que optam pelo regime de tributação do Simples Nacional e Lucro Presumido não possuem deduções fiscais para o cálculo do imposto de renda da pessoa jurídica, pois já estão sujeitas a regimes tributários com base de cálculo e alíquotas menores. No entanto, ainda existem oportunidades de redução da carga tributária geral, dependendo da atividade desenvolvida e da legislação municipal.

Independentemente do regime tributário, ao prestar serviços para o exterior, não há incidência de PIS e COFINS, e pode não haver a incidência de ISS, conforme explicado em nosso vídeo.

Além disso, empresas do Simples Nacional com atividades regulamentadas podem se beneficiar de uma carga tributária menor ao utilizar uma medida chamada fator R, que também é explicada em nosso vídeo.

Envie sua pergunta

*Os dados fornecidos neste formulário destinam-se apenas ao retorno da mensagem enviada e não serão usados para outros fins. Dúvidas? Entre em contato com nosso Encarregado de Dados.


WhatsApp