Perguntas Frequentes Resposta Completa

Como regularizar empresa inapta por omissão de declarações?

Para regularizar empresa inapta por omissão de declarações é preciso entregar os documentos que ficaram faltando ou comprovar que foram entregues no período, caso tenha ocorrido o envio mas não conste nos dados da Receita Federal. 

Para consultar quais as declarações devidas é possível acessar o Portal eCAC:

  • Acesse o Portal com os dados da empresa: CNPJ, código de acesso e senha.
  • No menu da direita da tela, na parte inferior, você encontra o link “Consulta Pendências – Situação Fiscal”.
  • No relatório emitido, será possível identificar o que está faltando para que seja feito o ajuste.

As principais declarações das empresas são a  DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) do Simples Nacional, a DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual), a  ECD (Escrituração Contábil Digital) e a ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Lembre-se de que no ano-fiscal existem uma série de outras obrigações, que também impactarão na entrega das declarações da sua empresa. 

Os problemas que levam o CNPJ a ser considerado inapto podem ocorrer em diferentes processos fiscais, então o mais importante é poder contar com uma assessoria de qualidade – é um trabalho para profissionais da área, acostumados a averiguar onde foi que faltou alguma informação.

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