Existem duas formas de analisar as informações da Demonstração de Resultado, a horizontal e a vertical:
Análise horizontal: comparando períodos
Na análise horizontal da DRE comparamos a mesma conta em diversos períodos de tempo, analisando a evolução dos números e definindo novas metas.
Por exemplo, se comparando as DREs dos últimos 3 anos, o empreendedor identificou um aumento de 20% em relação aos CSV, mas a receita cresceu apenas 10%, é um sinal de alerta.
É necessário negociar valores com fornecedores, automatizar etapas do processo para reduzir custos ou ainda aumentar o preço cobrado pelos serviços, dependendo de cada caso.
Análise vertical: comparando a relevância
Já na análise vertical, as contas são avaliadas em comparação a um total com o objetivo de identificar quanto correspondem a este montante.
Para isso, basta dividir o total da conta desejada pelo totalizador que se pretende avaliar.
Por exemplo, uma empresa que apresentou um Lucro Bruto de R$ 20.000,00 e saldo de despesas com vendas de R$ 5.000,00 para o mesmo período, demonstra que 25% de todo o seu lucro está dedicado para esta área.
Este percentual pode ser alto, baixo ou estar dentro do esperado para seu ramo de atividade, estágio de maturidade de negócio e até mesmo sazonalidade, sendo fundamental levar todos estes fatores em consideração na hora de decidir novas estratégias.