Não optante pelo Simples Nacional quer dizer que a empresa está em um modelo de tributação diferente, não é participante do Simples Nacional, podendo ser tributada pelo Lucro Real ou pelo Lucro Presumido.
Quando você abre uma empresa pode optar ou não por aderir à tributação pelo Simples Nacional. É uma escolha que pode ser feita mediante pesquisa e identificação de que o Simples não é o melhor formato para o seu negócio, ou pode apenas ser uma falta de informação e má orientação contábil.
O regime do Simples Nacional foi pensado para as microempresas e empresas de pequeno porte, e oferece diversas vantagens para quem opta por arrecadar os impostos neste formato. A questão é que, conforme a empresa vai crescendo, é preciso que sua assessoria contábil avalie se o Simples ainda é uma boa opção ou se já é mais interessante migrar para outro modelo: trata-se de ter especialistas avaliando sua contabilidade para manter os impostos na menor faixa possível.
Este é apenas um dos pontos de escolha importantes que você tem no seu negócio, por isso é fundamental manter uma assessoria contábil qualificada.