Qual o imposto PJ desenvolvedor paga?

O Desenvolvedor PJ é responsável pelo pagamento de diversos tributos, incluindo ISS, PIS, Cofins, IRPJ, CSLL e CPP através de sua empresa. E como pessoa física, também paga o INSS e IR retido na fonte. Apesar de serem muitos tributos, a forma de recolhimento e carga tributária varia conforme o regime tributário escolhido.

Para um desenvolvedor PJ com uma empresa recém-aberta, enquadrada no Simples Nacional, todos os tributos são pagos em uma única guia, com uma carga tributária de cerca de 6% do valor do faturamento. Já para um PJ com uma empresa aberta no regime do Lucro Presumido, cada um dos tributos é pago em guias separadas e específicas, com uma carga tributária total de aproximadamente 16% sobre o faturamento.

No entanto, esses cenários são dinâmicos e podem variar de acordo com o faturamento da empresa e a forma como o desenvolvedor presta seus serviços. Por exemplo, na prestação de serviços para o exterior, alguns tributos podem não incidir, como PIS, Cofins e, na maioria dos casos, ISS, o que resulta em uma carga tributária menor. Portanto, a escolha do regime tributário pode afetar significativamente a carga tributária.

Envie sua pergunta

*Os dados fornecidos neste formulário destinam-se apenas ao retorno da mensagem enviada e não serão usados para outros fins. Dúvidas? Entre em contato com nosso Encarregado de Dados.


WhatsApp