Quais os riscos de ser PJ?

Os riscos de ser PJ ou de trabalhar como autônomo estão ligados diretamente com a instabilidade financeira, principalmente pela ausência de trabalho fixo e de benefícios trabalhistas.

Trabalhar como PJ significa que você não tem um emprego fixo com acesso aos benefícios trabalhistas ou contrato de trabalho de longo prazo. Seus contratos podem ter duração determinada, o que pode resultar em incerteza sobre a continuidade do trabalho e você será responsável por arcar com os custos de manutenção do seu trabalho.

A renda como PJ pode ser irregular e imprevisível, gerando resultados positivos também.  Com faturamentos maiores aos que tinha como assalariado.  Vale lembrar que você é a pessoa responsável por gerar seus próprios clientes e projetos. Todos os resultados da PJ ou do trabalho como autônomo, dependem exclusivamente dos seus esforços.

A Conta Exata disponibiliza online e gratuitamente um calculadora comparativa dos rendimentos como PJ e CLT, faça uma simulação para entender o quanto seria necessário receber como PJ para manter os benefícios do CLT em sua renda.  

Os benefícios trabalhistas podem ser mantidos na PJ em níveis similares ou até melhores aos de um trabalho CLT, como a inclusão de um plano de saúde privado, seguros, previdência privada e até mesmo férias planejadas. Há muitas empresas no mercado que oferecem este tipo de serviço de corretagem, para que o novo empreendedor possa desenvolver suas atividades de forma autônoma e segura.

Inclusive, como autônomo você continua contribuindo com a previdência social, recolhendo o INSS devido, sem perder qualquer benefício social como aposentadoria, auxílio doença e auxílio maternidade, por exemplo.

Envie sua pergunta

*Os dados fornecidos neste formulário destinam-se apenas ao retorno da mensagem enviada e não serão usados para outros fins. Dúvidas? Entre em contato com nosso Encarregado de Dados.


WhatsApp