Exceto MEI (Microempreendedor Individual) que pode ter um CNAE (código nacional de atividade empresarial) principal e 15 secundários, os demais tipos de empresa podem ter um CNAE principal e 99 secundários.
Apesar da possibilidade de um grande número de atividades secundárias, é importante ficar atento porque na maioria dos casos você emitirá as suas notas fiscais pelo código principal. Caso você passe a emitir mais por um CNAE secundário, sugerimos alterar ou até mesmo abrir outro CNPJ para não ter problemas com a Receita Federal.
Toda a empresa precisa ter uma CNAE principal, é aquela que representa mais fortemente o ramo de atividade do seu negócio. As demais, são categorizadas como secundárias. Como falamos, exceto o MEI, cada CNPJ poderá informar até 99 atividades econômicas secundárias. Porém, a atividade principal não poderá ser informada como secundária e nem a atividade secundária como principal.
Mas você não precisa informar na abertura todos os CNAEs secundários. Pode informar alguns que são mais próximos da sua entrega principal e, caso seja necessário incluir outros, fazer ao longo do tempo. Para acrescentar uma nova atividade na sua empresa, você precisa acessar o site do Governo – Empresas & Negócios e realizar a alteração no seu CNPJ.
Outro ponto importante é não possuir CNAEs secundários divergentes da atividade principal. Por exemplo, você presta serviço de tradução e tem como CNAE secundário aulas de Yoga. Fique atento e não corra riscos fiscais com o seu CNPJ.