Pró-labore ou decore? Qual a diferença?

Existem muitas dúvidas sobre a diferença entre pró-labore e DECORE, porém é importante lembrar que o Pró-labore é a remuneração em si – ou seja, a remuneração dos sócios que trabalham efetivamente na empresa, enquanto o DECORE, emitido pelo contador responsável é o documento que comprova, para as mais variadas situações, esta remuneração

A sigla DECORE quer dizer Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, e consiste em um documento contábil utilizado por pessoas que são donas dos seus próprios negócios para comprovar a renda que recebem mensalmente. Basicamente, a DECORE tem função semelhante a de um holerite, mas é direcionado especificamente para quem tem o próprio negócio e precisa demonstrar de maneira válida quanto consegue receber por mês com a sua empresa.

O DECORE é o documento comprobatório para quem tem a própria empresa (CNPJ) e não tem um holerite para comprovar quanto recebe por mês, assim como acontece com trabalhadores CLT com registro em carteira. Entre outras situações esta comprovação é necessária para solicitação de empréstimo pessoal ou financiamento de imóvel, por exemplo.

Emitida exclusivamente por um contador, a DECORE é um documento contábil pelo qual é possível comprovar as rendas obtidas pelos sócios de um negócio e é elaborada com base em uma série de documentos comprobatórios de rendimento. Pode ser utilizada para os mais variados fins de confirmação de valores recebidos por quem empreende, independentemente do porte da empresa.

O DECORE também pode ser utilizado por quem precisa comprovar renda de autônomo, além de outros que são possíveis para quem não tem CNPJ aberto.

Envie sua pergunta

*Os dados fornecidos neste formulário destinam-se apenas ao retorno da mensagem enviada e não serão usados para outros fins. Dúvidas? Entre em contato com nosso Encarregado de Dados.


WhatsApp