Livros fiscais são registros contábeis que servem para controlar e registrar as atividades financeiras e fiscais de uma empresa. Eles são a base de informação para apuração dos impostos e cumprimento das obrigações tributárias pela empresa.
Além de serem registros muito importantes para a gestão empresarial, os livros fiscais também são importantes para as autoridades tributárias, que os exigem com padrões de escrituração de todas as operações realizadas pela empresa, facilitando também processos de auditoria e fiscalização das obrigações tributárias.
Os livros mais conhecidos são os de registro de entradas e saídas, que escritura toda a movimentação de notas fiscais de compra e venda, serviços prestados e tomados. E o livro de inventário, responsável por controlar o estoque da empresa.
Estes livros também servem como uma ferramenta estratégica de planejamento do negócio e tributário, possibilitando o empresário a tomar decisões operacionais e financeiras com base nas informações registradas.
O registro de livros fiscais é obrigatório para empresas optantes pelo Lucro Real e Lucro Presumido. Já as empresas optantes pelo Simples Nacional não precisam ter esses livros pela legislação que regula o regime. No entanto, essa dispensa não inclui o cumprimento das demais obrigações fiscais impostas pela lei.