O tempo necessário para um MEI fazer um financiamento pode variar de acordo com o tipo de financiamento desejado e das políticas das instituições e programas de créditos escolhidos. O financiamento para MEI é possível e vamos falar sobre cada um deles.
Seja para adquirir imóveis, veículos, máquinas, crédito, ou para outras necessidades do microempreendedor, dois dos critérios comuns para liberação de um financiamento são o tempo de existência do CNPJ e a comprovação da movimentação e estabilidade econômica do MEI.
Para qualificação de financiamento em programas públicos, o principal critério é o tempo de formalização do MEI, com um tempo mínimo exigido pelo programa de 6 meses a 1 ano. Além disso, é muito importante que as obrigações e informações do CNPJ estejam atualizadas no Portal do Empreendedor, pois é a base de consulta dessas instituições.
Já para formalização de pedidos em instituições tradicionais, como bancos e financeiras privadas, além de tempo mínimo de formalização, ainda analisam a viabilidade do negócio através do histórico de créditos, faturamento e capacidade de pagamento de dívidas, por exemplo. E para te ajudar na gestão financeira de seus negócios, disponibilizamos gratuitamente algumas ferramentas de controle e rotinas de sua empresa.
O Governo Federal disponibiliza o programa CRED+ que tem o intuito de simplificar ao MEI e micro empresas o acesso a produtos e serviços financeiros com diversas instituições públicas e privadas, facilitando as oportunidades de conseguir crédito e financiamento.
Para micro e pequenas empresas (ME e EPP) as oportunidades são maiores, mas além de serem realizadas as mesmas análises que são feitas para o MEI, também serão exigidas as demonstrações financeiras da empresa, elaboradas e assinadas por sua contabilidade responsável.