Existem muitos benefícios para empresa de pequeno porte (EPP), como:
- Obrigações simplificadas, ou seja, menos declarações a serem enviadas aos órgãos públicos, como a Receita Federal e as Juntas Comerciais.
- Impostos reduzidos, ou seja, alíquotas a partir de 6% para prestadores de serviço optantes pelo Simples Nacional.
- Custo fixo menor que começa com serviço de contabilidade obrigatório mas com valor acessível, contas bancárias com melhores taxas, acesso a crédito PJ de baixo custo, etc
- Condições especiais para regularização com parcelamentos liberados pela Receita Federal, taxas de juros especiais em instituições financeiras, etc;
- Para optantes pelo Simples Nacional, uma única DAS mensal de pagamento englobando todos os tributos a serem pagos.
Nos últimos anos, o cenário para pequenas empresas mudou bastante em função da flexibilização da legislação e diminuição da burocracia. Com a introdução do Simples Nacional, as pequenas empresas foram beneficiadas com alíquotas mais baixas para todos os setores, isso possibilitou o aumento significativo desse tipo de empresa e do MEI (Microempreendedor Individual) também dentro do cenário do Simples Nacional.
Hoje este segmento representa cerca de ⅓ do pib brasileiro e garante uma importante renda para milhares de brasileiros que optam cada dia mais pelo empreendedorismo, gerando renda e crescimento para o país.