O sócio majoritário é dono do estabelecimento?

Não, o sócio majoritário, caso existam outros sócios, não é o dono do estabelecimento. Qualquer sócio minoritário (cotista ou administrador) também é dono, proporcionalmente ao investimento que fez no negócio. Para entender um pouco mais sobre a dinâmica de uma sociedade empresarial é preciso primeiro definir o que é sócio.

O sócio é alguém que se une a outra pessoa ou entidade em busca de um objetivo comum nos negócios. É um conceito próximo de parceria, o que significa que os aliados caminham juntos, de alguma forma. Se associar a uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela.

Não há uma única formatação de empresa, ou seja, qualquer percentual de cotas pode ser absorvido em um negócio. A figura do sócio majoritário é muitas vezes confundida como dono do estabelecimento porque na maioria das vezes ele acaba tomando as principais decisões e está efetivamente na gestão do negócio. 

O sócio majoritário é aquele que possui maior número de cotas ou ações da empresa. Quando o negócio ainda não iniciou as cotas podem ser divididas de maneira igual ou diferente entre os sócios levando-se em conta o valor do investimento, carteira de clientes prévia, conhecimento ou dedicação ao negócio. Também é de praxe que um sócio novo faça um aporte financeiro, de forma que as cotas precisam ser reorganizadas para que se mantenha a equidade e justiça.

Além do sócio majoritário, existem os sócios cotistas ou minoritários com participação ou não na gestão do negócio e os sócios administradores. Estes últimos tem características próprias porque atuam na gestão da empresa e além de receber os dividendos como os demais recebem o pró-labore, que é o salário do sócio administrador. Esta retirada é mensal e combinada em contrato social anualmente. 

Envie sua pergunta

*Os dados fornecidos neste formulário destinam-se apenas ao retorno da mensagem enviada e não serão usados para outros fins. Dúvidas? Entre em contato com nosso Encarregado de Dados.


WhatsApp