Licitações para PMEs: 5 dicas para vender para o governo
O mercado de compras públicas é um setor que precisa estar no radar dos pequenos e médios empreendedores. Isso porque essa ainda é uma das áreas menos exploradas pela iniciativa privada. De acordo com dados do Ministério da Economia de 2019, mais de R$ 900 bilhões foram movimentados em licitações naquele ano. O valor corresponde a 12% do PIB brasileiro registrado no período.
“O número representa menos de 3% dos CNPJs ativos no Brasil. Isso mostra o quanto esse ainda é um setor pouco explorado pelas empresas brasileiras”, aponta Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, govtech que nasceu visando aproximar a iniciativa privada das necessidades de compras dos entes públicos.
De olho neste cenário e com o propósito de auxiliar pequenos e médios empreendedores nesse mercado, o CEO da govtech, elenca 5 dicas para ajudar empresários que pretendem concorrer às licitações:
1-Leia atentamente ao edital e verifique a documentação:
Antes de tudo, é recomendável que o empreendedor leia atentamente ao edital e verifique se a documentação da sua empresa está em dia para participar daquele processo e se não há pendências tributárias ou legais.
2-Estude as diferentes modalidades:
A nova lei de licitações e contratos prevê que a modalidade de licitação seja definida de acordo com o objeto da contratação. Dessa forma, os empreendedores devem entender se a sua empresa oferece serviços ou produtos dentro do enquadramento exigido. De acordo com a lei nº 14.133/21, as modalidades são: Concorrência: utilizada para a contratação de bens e serviços especiais (bens e serviços que não são comuns), obras e serviços comuns de engenharia e obras e serviços especiais de engenharia; b) Concurso: utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico; c) Leilão: utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor; d) Pregão: obrigatório no caso de bens e serviços comuns; e) Diálogo competitivo: nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras ou tecnológicas.
3- Entenda a demanda do governo:
Entender como cada órgão utiliza os processos de licitação é um diferencial para os empreendedores que desejam participar do processo de compras públicas. Uma dica nesse sentido é de observar o histórico de compras do órgão e das licitações anteriores realizadas. Isso irá ajudá-lo na preparação da proposta.
4-Avalie a capacidade da empresa:
Avaliar as oportunidades também é outro ponto crucial. Afinal, a empresa precisa entender se têm a capacidade de atender às demandas do ente comprador, bem como o estoque necessário se for uma compra de itens comuns.
5- Se mantenha atualizado e atento aos comunicados:
Se manter atento aos comunicados e atualizações é fundamental. Assim o fornecedor não corre o risco de perder informações importantes após a realização do processo de licitação.
“O processo de compras públicas é muito transparente e seguro. Mas muitas empresas deixam de participar dessas oportunidades porque não sabem que se enquadram nos requisitos ou como é o processo para concorrer. No Portal, desmistificamos as licitações para que todos os empresários tenham oportunidades iguais”, finaliza Ladeira.
Fonte: Jornal Contábil