Tempo de abertura das empresas no Brasil cai para apenas 1 dia em 2023
Novos dados divulgados recentemente pelo Mapa de Empresa do governo federal revelaram que o Brasil conseguiu diminuir o tempo de abertura das empresas de 4 dias e 10 horas em 2019 para apenas 1 dia e 2 horas em 2023, um feito impressionante que reflete os esforços públicos e privados em agilizar processos burocráticos e incentivar o empreendedorismo.
Paralelamente à redução do tempo de abertura de empresas, o relatório divulga também uma diminuição no tempo de viabilidade, de 1 dia e 20 horas em 2019 para 13 horas em 2023, e no tempo de registro, de 2 dias e 13 horas em 2019 para apenas 14 horas em 2023. Essas mudanças indicam uma maior eficiência nos processos administrativos e uma resposta mais rápida às necessidades do setor empresarial.
Além dessas conquistas significativas, outros dados do relatório revelam mudanças importantes no ecossistema empresarial do país.
O setor de filiais, por exemplo, mostra um crescimento estável. O número de filiais abertas aumentou gradualmente de 89.660 em 2019 para 103.582 em 2023. Esse aumento sugere uma expansão contínua de negócios já estabelecidos, refletindo a confiança dos empresários na economia brasileira.
De acordo com o CEO da Agilize Contabilidade Online, Rafael Caribé, essas tendências apontam para um ambiente empresarial no Brasil que está se tornando cada vez mais ágil e adaptável, oferecendo um terreno fértil para inovação e crescimento econômico.
“A redução nos tempos de abertura, viabilidade e registro de empresas não apenas facilita a vida dos empresários, mas também estimula a entrada de novos players no mercado, fortalecendo a economia como um todo”, comenta.
Segundo o CEO, o cenário é particularmente promissor para novos empreendedores e investidores que buscam aproveitar as oportunidades em um mercado em rápida evolução. Com processos mais eficientes e um ambiente de negócios vibrante, o Brasil se posiciona como um destino atraente para o empreendedorismo e a inovação.
Neste cenário, a tecnologia é grande aliada na redução dos processos burocráticos e um dos fatores que compõem o cenário mostrado pelos números de 2023. “A evolução tecnológica vem ajudando o empreendedor brasileiro desde a abertura até a gestão dos negócios. Com isso, cada vez mais pessoas concretizam os planos de empreender, seja com contabilidade online, bancos digitais e sua facilidade para criar contas PJ; avanços nos portais do governo; softwares para gestão, cada vez mais integrados e etc”, explica Caribé.
Embora os desafios persistam, especialmente em relação ao número crescente de empresas extintas, que passaram de 1.196.217 em 2019 para 2.153.840 em 2023, os dados indicam um equilíbrio entre o fechamento de negócios e a abertura de novas empresas, refletindo a dinâmica natural de uma economia saudável e em transformação.
Assim, de acordo com a análise do CEO, o Brasil está se consolidando como um exemplo de eficiência e adaptabilidade no cenário empresarial global. A redução significativa no tempo para abrir empresas, juntamente com as outras tendências observadas, sinaliza um futuro promissor para o empreendedorismo no país, abrindo portas para inovação e sucesso empresarial no cenário pós-pandêmico.
Fonte: Contábeis