Participação das mulheres no universo do empreendedorismo volta a crescer

A participação das mulheres no universo do empreendedorismo voltou a crescer no Brasil em 2024. Depois de sofrerem uma queda por quatro anos consecutivos (entre 2019 e 2023), quando a participação das donas de negócios no grupo dos chamados empreendedores iniciais caiu de 50% para 40,2%, as empreendedoras registraram um incremento de 6,6 pontos percentuais, alcançando 46,8% do total.
Segundo revela a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo (Anegepe), a presença das mulheres entre os empreendedores com até 3,5 anos de operação conseguiu uma expressiva recuperação após sofrer a pressão ocasionada principalmente pela crise causada pela pandemia de Covid-19.
Ainda de acordo com a pesquisa, a retomada na participação de mulheres no universo do empreendedorismo também foi percebida entre as empresas estabelecidas, que reúnem negócios que estão em operação há mais de 3,5 anos, onde a proporção de mulheres empreendedoras também cresceu, com destaque para aquelas na faixa de 45 a 54 anos de idade.
A cultura machista do país, que ainda impõe às mulheres a responsabilidade pelos cuidados com a casa, crianças e idosos, leva muitas empreendedoras a abandonarem seus projetos de empreendedorismo.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.
“Foi assim durante a pandemia e continua sendo até hoje. Apesar do avanço registrado no ano passado, o empreendedorismo feminino no Brasil ainda enfrenta enormes disparidades que exigem a implementação de políticas públicas que acelerem a abertura de novos espaços, reduzam os obstáculos e permitam uma competição mais equilibrada entre homens e mulheres”, acrescenta Margarete.
Segundo ela, o fato da faixa etária de empreendedoras estabelecidas com melhor desempenho em 2024 ser a de mulheres entre 45 e 54 anos pode ser um forte indicador da necessidade dessa mudança cultural. “Nessa faixa de idade, as mulheres já têm um nível de ocupação menor com filhos pequenos, o que permite que possam se dedicar mais aos seus próprios negócios”, argumenta a diretora.
Sebrae Delas
“As empreendedoras precisam encarar barreiras culturais e entraves que impedem o desenvolvimento dos seus negócios. É o caso, por exemplo, das taxas de juros para as empresas lideradas por mulheres, que são, em média, quatro pontos percentuais mais elevadas que aquelas praticadas para negócios que têm homens na liderança”, conclui.
Nesse contexto, o Sebrae lançou – em 2024 – a Caravana Sebrae Delas. A iniciativa, realizada em parceria com o governo federal, tem o objetivo de permitir que pequenos negócios liderados por mulheres consigam melhores opções na aquisição de empréstimos em instituições financeiras, com o suporte do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas, gerido pelo Sebrae (Fampe) para 100% do valor nas operações.
“Queremos promover a inclusão financeira, o acesso a crédito e a disseminação da educação financeira orientada para pequenos negócios liderados por empreendedoras, tendo como base um relacionamento acolhedor, orientado e inclusivo”, comenta Margarete Coelho.
Pesquisa GEM
A GEM é a principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo. Realizada desde 1999, contabiliza a participação de mais de 120 países. No Brasil, para a edição de 2024, foram entrevistados 2 mil adultos e 58 especialistas.
Fonte: Agência Sebrae