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21 dicas para aumentar as vendas no Dia das Mães

Se você não traçou estratégias para lucrar no Dia das Mães ou fez isso e não engrenou com resultados positivos, uma boa notícia: os especialistas dizem que ainda dá tempo para aproveitar a data.

Ainda bem, porque o potencial da celebração não é pouca coisa. O Dia das Mães é a segunda principal data para o varejo, atrás apenas do Natal. A FecomercioSP projeta um crescimento de 5,4% em maio deste ano, em comparação a maio de 2024. O estado de São Paulo vem de uma crescente acelerada, com aumento das vendas de 9,3% no ano passado, em relação a 2023. Esse incremento foi sustentado por uma conjuntura favorável, com desemprego baixo e inflação caindo.

Tradicionalmente, o brasileiro faz questão de comemorar a data. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revelaram que, em 2024, 78% dos consumidores comprariam ao menos um presente no período, gerando uma expectativa de movimentar por volta de R$ 40,21 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

Para Enio Pinto, gerente de relacionamento com cliente do Sebrae, o Dia das Mães é sinônimo de aumento nas vendas e de visibilidade para o negócio. “A data impulsiona o faturamento e atrai novos clientes. Para muitos empreendedores, representa uma parcela significativa da receita anual, essencial para manter o negócio saudável e próspero. Além disso, é uma oportunidade de fortalecer o relacionamento com os clientes, fidelizando-os e construindo uma imagem positiva da marca”, acredita.

Comércio de produtos e serviços ganham como um todo. Mas há alguns segmentos que têm maior chance de se destacar nesse período por oferecer presentes com forte apelo emocional: “Joias, moda e acessórios, itens ligados à beleza e aos cuidados pessoais, flores, eletrodomésticos e experiências [massagens, passeios, ida a restaurantes, ingressos para shows...] são alguns exemplos que se aliam ao propósito da data, que é agradar e demonstrar afeto”, explica Juliano Martins, diretor de marketing e professor associado da Fundação Dom Cabral (FDC).

O Dia das Mães está logo aí. O ideal, de acordo com Eduardo Curado, gerente de Soluções do Sebrae, é começar a divulgar as ações e promoções para o Dia das Mães com pelo menos um mês de antecedência para falar com os clientes que estão planejando suas compras.

Para quem não fez isso ou fez e ainda não teve bons resultados, o especialista recomenda reforçar suas campanhas, principalmente nas redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp, investindo na sua base de clientes e também buscando parcerias. “Todo negócio deveria ter bons parceiros – aqueles que trabalham com serviços e produtos complementares ao seu”, diz. “Incluir influenciadores na comunicação também pode ajudar a alcançar um público que ainda não atingiu e alavancar vendas num curto prazo”, acredita.

Estratégias para implementar já

Os especialistas consultados para esta matéria dão várias sugestões para aumentar vendas e aproveitar o Dia das Mães. Veja a seguir 21 dicas:


Fique de olho nas tendências do mercado e avalie o que pode aproveitar no seu negócio: “Observe produtos e serviços que viralizam nas redes sociais e que devem ser buscados por quem quer presentear”, sugere Thiago Carvalho, da FecomercioSP.
Capriche no visual da loja: decore com motivos temáticos ligados à data, criando um ambiente acolhedor e festivo. Utilize cores, flores e outros elementos para atrair a atenção do cliente e tornar a experiência de compra especial.
Crie promoções e descontos especiais: ofereça preços mais atraentes para os produtos e serviços mais procurados nessa data. “Isso incentiva a compra e atrai mais clientes”, ensina Enio Pinto, do Sebrae. Se o que você fez até agora não trouxe o resultado esperado, invista em ações como promoções relâmpago, que criam o senso de urgência com ofertas por tempo limitado ou naquelas que dão ideia de vantagem, como “Compre 1, leve 2”.
Monte kits e combos personalizados: crie combinações de produtos e serviços que atendam às diferentes necessidades e orçamentos dos clientes – o que aumenta o valor da compra e facilita a escolha do presente.
Kits podem ser classificados por preços – R$ 50, R$ 100, R$ 200... – o que, segundo Carvalho, facilita a escolha do consumidor.
Invista em embalagens especiais, que podem ser temáticas e personalizadas para o Dia das Mães. Deixar o embrulho mais especial aumenta a visibilidade da marca e atrai os olhos do cliente.
Ofereça brindes e mimos e surpreenda o consumidor. “Nas compras acima de determinado valor, ele ganha algo. Essa ação gera valor agregado e fideliza a clientela”, afirma Enio Pinto.
Crie experiências, como eventos ou workshops. Para Juliano Martins, da FDC, isso pode diferenciar a marca e atrair clientes.
Programe campanhas omnichannel (multicanais). Segundo Martins, integrar canais online e offline proporciona uma experiência de compra mais fluida e conveniente.
Trabalhe as redes sociais. Elas são um canal importante para apresentar e divulgar produtos e serviços, aumentando a visibilidade da marca e atraindo potenciais consumidores.
Busque parcerias – com outras empresas que oferecem serviços e produtos complementares e/ou com influenciadores. Parceiros ampliam o alcance e ajudam a difundir o que você tem a oferecer.
Crie anúncios online. “Invista em anúncios pagos nas redes sociais e no Google para alcançar um público maior e segmentado. Isso aumenta a chance de levar sua mensagem e atingir clientes qualificados”, indica Pinto.
Disponibilize atendimento diferenciado. Para isso, é fundamental treinar a equipe para oferecer atenção especial, personalizada e eficiente, o que é bom para não apenas garantir a satisfação do cliente, mas também para promover fidelização.
Estimule o engajamento. “Promova sorteios e concursos nas redes sociais e na loja física, oferecendo prêmios relacionados ao Dia das Mães. Isso engaja e atrai novos clientes”, diz Pinto.
Use a inteligência artificial. Segundo Martins, essa ferramenta é útil para fazer recomendações de presentes, o que pode aumentar as taxas de conversão. Eduardo Curado, do Sebrae, aponta, ainda, que a IA é útil para personalizar as campanhas de comunicação e marketing. “Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente e pode ser um diferencial para o negócio”, diz.
Recorra ao marketing de conteúdo. “Produzir conteúdo relevante, como um guia de presentes, ajuda a educar e a engajar o público”, recomenda o professor da FDC.
Crie e divulgue seu programa de fidelidade. Incentivar compras e recompras por meio de recompensas pode aumentar o valor do cliente a longo prazo.
Facilite a vida de quem quer presentear. Disponibilizar diferentes meios de pagamento e um processo de compra simples e intuitivo pode ser decisivo para o cliente fechar um pedido.
Dê atenção à logística. Vender é importante. Entregar (bem), idem. Garantir entregas rápidas e confiáveis é essencial, especialmente em compras de última hora.
Valorize o pós-venda. Ele é tão significativo quanto a venda em si, e a chave da fidelização. De acordo com Pinto, esse é o momento de demonstrar que se importa com a satisfação do cliente e que está disposto a ajudá-lo, caso tenha dúvidas ou problemas.
Reconheça o valor dos dados. Monitorar o comportamento do consumidor, diz Martins, permite ajustes em tempo real nas estratégias de marketing.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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