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Como montar uma cafeteria em 8 passos

Seja em um formato tradicional, especializado ou gourmet, as cafeterias são parte do dia a dia dos brasileiros, que consomem, em média, 1.430 xícaras de café por ano, segundo dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) de 2024. Contudo, para quem pensa em empreender no setor, é importante lembrar que, mais do que gostar do grão que é símbolo da cultura brasileira, é necessário estar atento às demandas estratégicas e burocráticas envolvidas na abertura de um negócio.

Davi Jerônimo, consultor de negócios do Sebrae-SP, afirma que o sucesso de uma cafeteria exige uma boa administração a curto, médio e longo prazo, o que começa ainda nas fases iniciais de estruturação do negócio. Para te ajudar a tirar as ideias do papel de forma organizada e promissora, PEGN listou oito passos essenciais para abrir uma cafeteria. Confira.

1. Faça uma pesquisa de mercado
Muito antes de abrir um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), realizar uma pesquisa de mercado é o primeiro passo para garantir o sucesso de um negócio. Nesta etapa, os esforços devem ser direcionados à coleta de informações que possam ajudar a estruturar o funcionamento e estratégias da empresa, como dados gerais do setor, pesquisas relativas à concorrência e hábitos de consumo do público almejado. Veja aqui como fazer uma pesquisa na sua região.

2. Crie um plano de negócios
Com a pesquisa preliminar estruturada, é hora de montar o plano de negócios. Segundo Jerônimo alguns dos pontos que não podem ficar de fora desta etapa são:

Descrição do mercado: devem ser indicados os concorrentes, fornecedores e público-alvo da cafeteria;
Organização legal: entenda sobre a legislação e regularização que a empresa precisa para sua operação;
Estratégias de marketing: levantar as informações sobre produto, propaganda, praça e preço dos produtos ou serviços;
Detalhamento da parte operacional do espaço: onde ficará cada coisa dentro do estabelecimento, qual o melhor layout e fluxo de entrada e saída de clientes, além do atendimento;
Projeção econômica e financeira da cafeteria: projete receitas, custos, despesas fixas e variáveis e veja se a margem de lucro é, de fato, o que está buscando.
Em relação à definição dos fornecedores, Cristina Souza, CEO da Gouvêa Foodservice, empresa da Gouvêa Ecosystem, indica que empreendedores busquem, em um primeiro momento, por aqueles que tenham disposição para atender pequenos negócios, ou seja, que ofereçam faturamentos mínimos mais baixos, bons prazos de pagamento e que reúnam o máximo de soluções possíveis.

“Nós recomendamos considerar trabalhar com distribuidores, pois, geralmente, eles têm muitos itens da cesta de compras do operador. Isso traz mais eficiência para o dia a dia do negócio. Estas empresas possuem plataformas e os operadores podem fazer pedidos a qualquer horário do dia”, sugere Souza.


3. Defina a localização do espaço
A partir das premissas estabelecidas no plano, o próximo passo é a escolha do ponto. “Na elaboração do Plano de Negócios, uma parte fundamental é a pesquisa da região, onde pretende abrir o ponto comercial. Alguns cuidados são importantes, como fluxo e pessoas, local para estacionar, pontos de ônibus, empresas, faculdades, centros comerciais, entre outros”, diz Jerônimo.

Para ter sucesso na escolha do local para a cafeteria, o consultor indica considerar o conceito e modelo de negócio pretendido e observar as características do público local. Além disso, é importante estar atento a questões de acessibilidade, visibilidade, potenciais da infraestrutura e custo-benefício.

No que se refere à análise de concorrência, Jerônimo afirma que, apesar de importante, é preciso tomar cuidado na comparação, considerando sempre os diferenciais do seu negócio. “Estar próximo de outras cafeterias pode ser vantajoso, pois cria um polo de consumo”, aponta.

4. Abra um CNPJ
Para formalizar o negócio, o empreendedor deve abrir um CNPJ. O processo de abertura pode variar de acordo com o enquadramento escolhido, como MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa) e EPP (empresa de pequeno porte), por exemplo. Veja aqui as principais diferenças e como escolher o melhor enquadramento para o seu negócio.

5. Faça as adequações legais para a operação do negócio
Além do CNPJ, para que uma cafeteria possa operar legalmente, o empreendedor deve contar com alguns documentos e licenças. Para isso, os especialistas recomendam verificar as exigências com a prefeitura do município em que a cafeteria será aberta, visto que as exigências podem mudar de acordo com a localidade. Algumas das licenças que devem ser consideradas são:

Alvará de Funcionamento;
Licença da Vigilância Sanitária;
Autorização do Corpo de Bombeiros.
Além disso, devem ser consideradas regulamentações referentes à prática de tabagismo – que é proibida em locais de acesso ou uso público totalmente ou parcialmente fechados, conforme o Decreto Federal nº 8.262/14 –, à acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e ao uso de sons no ambiente, especialmente no caso de música ao vivo.


6. Adquira os equipamentos necessários
Para começar a operar, é indispensável contar com todos os equipamentos e utensílios necessários para o dia a dia. Segundo Souza, os seguintes equipamentos não podem ficar de fora da lista:

Máquina de café;
Freezer;
Refrigeradores;
Filtro;
Máquina de gelo (a especialista aponta um crescimento na demanda por bebidas geladas);
Liquidificador de alta performance;
Forno (podem variar de acordo com os tipos de produto oferecidos);
Vitrine;
Sistema de vendas que inclui equipamentos e software.

7. Treine a equipe
Para aqueles que forem contar com a ajuda de colaboradores, treinar a equipe é fundamental antes de inaugurar o espaço. Além de garantir a operação adequada de todos os equipamentos, é necessário oferecer orientações precisas sobre o que é esperado no atendimento. Também é importante estar atento às leis relativas ao treinamento de funcionários, como o Protocolo Não Se Cale, norma segundo a qual funcionários de bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares devem se capacitar para auxiliar mulheres em situação de risco.

“Nesse segmento o número de turnover é elevado, principalmente se houver mais de um tuno e funcionamento aos fins de semana, então, contratar uma boa equipe é primordial para sucesso do atendimento”, aponta Jerônimo.

8. Cuide do caixa e acompanhe as métricas
Por fim, com o início das operações, é importante manter atenção constante ao caixa, separar as contas de pessoa física e jurídica, e acompanhar métricas de desempenho do negócio para fazer eventuais ajustes necessários. Entre as métricas, Souza sugere acompanhar de perto números relativos às vendas (por item e por grupo de produtos), satisfação dos clientes, CMV (Custo de Mercadorias Vendidas), margem de contribuição dos produtos e resultados das campanhas de marketing.

“O mercado de cafeterias se sofisticou e é importante dar visibilidade da origem do produto, ter bons grãos, equipe treinada, praticar técnicas inovadoras, como forma de atratividade. Além disso, entregar uma experiência positiva em todos os pontos de contato é fundamental”, conclui Souza.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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