Mostrar bastidores do negócio nas redes sociais vale a pena? Saiba quando e como fazer

Cada vez mais as redes sociais são uma ferramenta essencial para os negócios. Entre as pequenas empresas, sete a cada 10 estão presentes em alguma plataforma, de acordo com o Sebrae. Para se diferenciar, ter uma produção de conteúdo estratégica é fundamental. Uma das apostas que tem sido sinônimo de sucesso para muitas marcas está na transparência e simplicidade: compartilhar os bastidores da empresa.
“As redes sociais não são apenas vitrines de produtos ou serviços, mas sim espaços onde as pessoas buscam entretenimento, conexão e autenticidade. Criar conteúdo sobre os bastidores pode ser uma excelente estratégia para gerar engajamento”, diz Alexandre Giraldi, consultor de negócios do Sebrae-SP. O especialista afirma que o formato, que já é utilizado por grandes marcas – como Starbucks, Cimed e Hering – já se consolidou como uma tendência, sendo uma boa oportunidade para os pequenos negócios.
Para Thalia Veloso, 27 anos, fundadora da Luza Trend, loja de moda online, compartilhar os bastidores do empreendimento foi um dos melhores caminhos para se conectar com os consumidores. A empresária, que deu início à produção de conteúdo para as redes assim que inaugurou o negócio, viralizou em 2022 com um vídeo dos bastidores da empresa, atingindo mais de um milhão de visualizações. “Foi quando percebemos a importância de produzir esse estilo de conteúdo”, diz.
De acordo com João Finamor, professor de marketing digital da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), publicações que mostram o dia a dia dos negócios oferecem um alto potencial de engajamento em razão da curiosidade, identificação, aproximação e humanização. “Há um gatilho mental de neuromarketing a partir da curiosidade e antecipação, ou seja, a pessoa poder ver o produto antes de chegar até ele”, afirma o professor.
Após mais de dois anos da primeira viralização da Luza Trend, Veloso afirma que o público continua engajando com este estilo de conteúdo. "São os mais virais”, diz a empreendedora, que mostra desde o processo de embalagem dos pedidos, reposição de peças até a rotina como empresária. Para ela, os vídeos ajudam os consumidores a se sentirem por dentro da empresa, o que oferece mais credibilidade e confiança para o negócio. “As redes sociais hoje desempenham um papel crucial no crescimento do nosso negócio, atualmente nosso faturamento ultrapassa R$ 1 milhão ao ano, e tudo isso só foi possível por meio delas”, aponta Veloso.
Finamor destaca que o formato pode ser considerado por qualquer setor que gere uma experiência para os clientes, como moda e beleza, gastronomia, turismo e economia criativa. As possibilidades incluem negócios de diferentes portes e em diferentes fases, ou seja, desde empresas que estão começando até aquelas com anos de mercado. Para Patrícia Massambani, 29 anos, fundadora de The Candle Store, marca de velas e aromatizadores autorais, mostrar os bastidores foi uma estratégia essencial para se conectar com potenciais consumidores no início do negócio a partir de um baixo orçamento para divulgação.
“Começamos o negócio com muito pouco investimento, apenas com R$ 600,00, então precisávamos usar todas as ferramentas para fazer acontecer. Optamos por iniciar compartilhando nossa história e os bastidores”, diz Massambani. Agora, cinco anos após a fundação da empresa, a empreendedora afirma que continuar compartilhando os bastidores ajuda a clientela a se sentir parte do crescimento da marca. “Eles viram que começarmos o negócio no quarto do apartamento e, hoje, quando compartilhamos nossa fábrica e produtos certificados pela Anvisa, é impactante”, aponta.
Como ter sucesso compartilhando bastidores?
Apesar do retorno positivo percebido por alguns empreendedores, os especialistas afirmam que o sucesso da estratégia depende de uma série de cuidados. Giraldi, do Sebrae, sugere fazer três perguntas antes de começar a produção de conteúdos de bastidores:
O negócio tem um processo produtivo ou rotina interessante para mostrar? Empresas com produção artesanal, personalização ou processos complexos têm mais chances de atrair a curiosidade do público. “Um designer de joias, por exemplo, pode mostrar cada etapa da criação, do esboço ao acabamento final”, aponta;
O público-alvo valoriza transparência e conexão emocional? Negócios que dependem da confiança do consumidor, como gastronomia, saúde e estética, podem se beneficiar desse formato, mostrando qualidade, higiene e compromisso com a excelência;
A história pode ser contada de forma envolvente? O especialista afirma que nem sempre um processo é naturalmente interessante, mas um bom storytelling pode transformar qualquer bastidor em um conteúdo cativante.
Para quem ainda está em dúvida se o formato é ou não apropriado para o negócio, Finamor indica que o empreendedor desenhe com detalhes a persona do negócio, ou seja, a representação fictícia do cliente ideal. Assim, a empresa poderá ter mais clareza se o formato tende ou não a atrair a atenção dos consumidores.
Para os especialistas, é necessário uma avaliação precisa para evitar que a transparência se torne um problema para a empresa. Entre os cuidados, Giraldi destaca que os empreendedores devem ficar atentos em três pontos centrais:
Proteção da imagem da marca: os bastidores devem ser apresentados de maneira estratégica. Exibir um ambiente desorganizado, uma produção caótica ou processos ineficientes pode gerar uma percepção negativa;
Privacidade e direitos de imagem: antes de gravar funcionários ou clientes, é recomendado sempre pedir por sua autorização. Além disso, é importante ter cuidado ao mostrar fornecedores e parceiros comerciais, garantindo que a exposição seja positiva para todos.
Evitar o efeito "spoiler": em alguns casos, revelar detalhes demais pode prejudicar a expectativa do consumidor. No setor de moda, por exemplo, divulgar bastidores antes do lançamento de uma coleção pode tirar o impacto da novidade.
“Uma saída para evitar riscos é focar sempre nos bastidores positivos: mostrar o cuidado na produção, a qualidade da matéria-prima, a dedicação da equipe e a história da empresa. É essencial planejar estrategicamente o que será mostrado, garantindo que o conteúdo valorize a marca e reforce seus diferenciais”, aponta Giraldi.
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios