Comprar do pequeno negócio é um ato cidadão

Artigo do presidente do Sebrae, Décio Lima, chama a atenção da sociedade para a importância de priorizar as pequenas empresas para estimula a economia local
Por Décio Lima, presidente do Sebrae
Você já parou para pensar que o simples fato de dar preferência a um pequeno negócio no momento da aquisição de um produto ou serviço é um ato que carrega consigo uma série de implicações?

Quando um consumidor faz a escolha por uma loja ou site pertencente a um microempreendedor – individual ou a uma micro e pequena empresa, ele está exercendo seu poder de transformação. Esse simples gesto tem o potencial de moldar, não apenas a economia local, mas o panorama social e ambiental de uma região. Nós estamos permanentemente cercados por pequenos negócios. Da padaria da esquina à pequena clínica odontológica.

Nesse contexto, o ato da compra em um pequeno estabelecimento se transforma em uma ação em favor da sua comunidade. Isso ocorre porque os recursos financeiros investidos em negócios locais tendem a permanecer dentro da região, gerando um ciclo virtuoso de prosperidade, inclusão e justiça social.

A escolha consciente pode influenciar diretamente a geração de empregos, por exemplo. Ao preferir produtos ou serviços locais, as pessoas incentivam o crescimento das empresas em sua região, o que, por sua vez, resulta na criação de mais oportunidades de trabalho.

Na semana do dia 5 de outubro, quando o país comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae vai liderar uma ampla campanha de informação, mostrando que todos ganham quando uma pequena empresa é valorizada. Ganha o empresário, que vê sua empresa crescer, ganha o cliente, que recebe atendimento diferenciado, e ganha a comunidade, que tem a sua realidade transformada.

O movimento ‘Compre do Pequeno!’ será uma agenda permanente do calendário nacional. O Sebrae vai investir a sua credibilidade como a sexta marca mais forte do país para que essa data se torne um acontecimento de grande relevância.

Comprar do pequeno é um ato cidadão! Todos os dias, podemos priorizar uma pequena empresa local, apoiar um negócio sustentável e que investe na própria comunidade, valorizando os empreendimentos nascidos na vizinhança. Um país forte, solidário e justo depende das ações de cada um de nós.

Fonte: Agência Sebrae

WhatsApp