10 dicas de networking, para boas conexões

O networking é uma importante ferramenta para o crescimento de um negócio. Afinal, relacionar-se sempre com as mesmas pessoas não são o que faz as empresas aumentarem o seu faturamento.

Criar conexões genuínas e não apenas baseadas nas transações pode ser o diferencial para o seu empreendimento.

A estrategista de marca, Maura Walters, sugere dez passos para te ajudar a criar essa rede de conexões – mesmo sem gostar de fazer networking.

1. Tenha a mentalidade certa
É importante se preparar para eventos de networking, afinal, você recebe aquilo que investe. Em vez de passar o dia em casa de moletom, Walters conta que já começa o dia entrando no clima. Colocar uma roupa apresentável, passar maquiagem e ouvir músicas animadas são formas que ela sugere de garantir você esteja com a mentalidade adequada durante o dia.

2. Defina a sua intenção
Saiba o que você gostaria de obter com esse evento, além de conhecer novas pessoas. “Existe uma indústria específica em que você deseja entrar? Um colaborador que você quer conhecer?”, exemplifica a autora. Saber o resultado esperado é uma motivação para fazer networking.

3. Vá sozinho para eventos
Por mais que a companhia de um amigo possa parecer confortável e benéfica, você pode acabar conversando apenas com ele e dar a impressão de que não quer conhecer novas pessoas. Quando está sozinho, você fica mais propenso a participar de diferentes conversas e conhecer novas pessoas.

4. Aproveite as chamadas online
Ao participar de aulas e workshops online, você terá contato com pessoas que possuem interesses em comum aos seus. As funcionalidades de bate-papo do Zoom, por exemplo, possibilitam um contato fácil com desconhecidos. Além disso, o chat permite que você converse com mais pessoas do que em um evento presencial.

5. Tenha um cartão de visita criativo
Cartões de visita são facilmente descartados ou perdidos nas bolsas e mochilas. Por isso, Walters sugere que você inove. Distribua canetas com a sua marca ou kits que tenham ligação com o seu produto ou serviço, por exemplo.

6. Foque em três pilares
Para se familiarizar com novos setores e pessoas, a autora sugere três ações: apresentação, informação e convite. Quando não for possível fazer apresentações, você pode compartilhar informações que sejam úteis para outras pessoas — por exemplo, sugerindo livros e podcasts. Convidar os novos contatos para eventos também contribuirá para a criação dessa conexão e ajudará a fazer com que as pessoas se lembrem de você.

7. Separe momentos para se reconectar
“A cada trimestre, reservo meio-dia para verificar contatos, planejar, enviar mensagens de texto e convidar pessoas para eventos”, diz Walters. Para a autora, organizar os momentos em que entrará em contato com as conexões novamente torna o processo de cultivar relacionamentos menos assustadores.

8. Crie o seu grupo
Se por alguma razão não houver eventos de networking próximos a você, crie os seus próprios encontros. Reúna pessoas do seu nicho em chamadas virtuais ou encontros presenciais para compartilhar experiências e ideias com certa frequência. Esses encontros podem ser muito produtivos para o seu negócio.

9. Demonstre gratidão
Enviar cartões ou mensagens de agradecimento ao final do ano para as pessoas que contribuíram para o seu negócio é uma maneira importe de cultivar o seu networking. Para Walters, essa ação gera inúmeras ligações de funcionários e clientes. Então, separe um tempo para agradecer.

10. Dê mais do que recebe
Para atrair pessoas e ser recomendado, uma sugestão é não apenas pensar no que pode obter, mas sempre se manter disposto a ajudar e apoiar a sua rede.

Fonte: Jornal Contábil

WhatsApp