Apenas 32% das PMEs têm estratégias de offboarding implementadas, segundo funcionários
O fim de uma relação profissional pode ser complexo, mas uma estratégia de offboarding pode tornar essa etapa mais eficiente. No entanto, no caso das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), pouco mais de um terço (32%) implementam ações de desligamento.
É o que mostra novo estudo do Capterra, plataforma de comparação de softwares, que realizou uma pesquisa online com 1.024 trabalhadores de PMEs para investigar como funciona o processo de desligamento nessas companhias.
Algumas das ações de offboarding incluem preparação de documentação, devolução de equipamentos e entrevista para colher feedback do funcionário que deixa a organização. Neste último quesito, dos respondentes que disseram que sua empresa possui estratégia de offboarding, 76% relataram que a empresa realiza entrevistas com os funcionários demitidos.
O processo de offboarding inclui também a organização da transferência de conhecimento entre os trabalhadores, que tem sido realizada da seguinte maneira pelas PMEs:
Em 38% das companhias, quem sai se reúne com quem assume a posição para realizar a transferência;
Já em 37% das empresas, o novo funcionário segue as diretrizes desenvolvidas para o cargo;
Outros 22% disseram que é solicitado que o funcionário de saída descreva suas responsabilidades e tarefas para entregar.
"Apenas 3% dos entrevistados apontou que sua companhia não possui um programa específico para gerenciar a transferência de conhecimento, mostrando que as PMEs estão atentas à importância de organizar a troca de conhecimento de forma a não perder informações relevantes pelo caminho", comenta a analista do Capterra responsável pelo estudo, Marcela Gava.
A transferência de conhecimento pode ser simplificada com o uso de sistemas de gestão de conhecimento, por exemplo, que podem reunir todas informações necessárias para a execução de tarefas relativas a um cargo.
59% das PMEs geralmente comunicam funcionários sobre demissão de outros trabalhadores
Quando se trata de demissões, não é incomum que gere especulações entre equipes. Uma maneira de evitar esse tipo de situação é optar por ser transparente com os funcionários.
Nesse contexto, pouco mais da metade dos respondentes (59%) disseram que sua empresa geralmente comunica a demissão de funcionários a todos os colaboradores da empresa.
Dos que fazem esse tipo de comunicação, 8 de cada 10 (81%) comentaram que são os gerentes quem são os encarregados de comunicar pessoalmente seus colaboradores sobre a demissão de outros funcionários.
Fonte: Contábeis