Banco Central confirma que Pix poderá ser usado em pagamento por aproximação
Em breve os brasileiros poderão ter mais uma forma de utilizar o Pix para fazer pagamentos: por aproximação. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (11) pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, responsável pelo sistema de pagamentos.
Campos Neto afirmou que o BC está trabalhando com o Google Pay e Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos via Pix por aproximação no celular em breve.
O presidente da autarquia explica como deve funcionar a novidade: assim como o consumidor registra cartões de crédito e débito nas suas carteiras digitais, será possível registrar sua Chave Pix e selecionar o método para pagamento por aproximação. A novidade ainda não tem data para lançamento.
A iniciativa pretende não só alavancar o Pix mas também reduzir o uso do cartão de crédito só pela facilidade de usar o método por aproximação nas maquininhas. Muitas pessoas acabam usando o cartão por não precisar nem abrir o celular para fazer o pagamento, sendo que o Pix requer um pouco mais de trabalho.
No dia 6 de junho deste ano o Pix bateu um novo recorde de transações, com 206,8 milhões de operações, acumulando R$ 90,9 bilhões em um único dia, reforçando a preferência e alcance da modalidade.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, destacou o Banco Central, em nota.
Fonte: Contábeis