NEon: segunda edição do evento tem início na Paraíba com expectativa de reunir 20 mil pessoas
Fomentar a sustentabilidade e os negócios inovadores para consolidar e integrar os ecossistemas de inovação da região Nordeste. Esse é um dos objetivos do Nordeste On (NEon), maior evento de empreendedorismo, inovação e sustentabilidade, que teve a sua programação iniciada nesta quinta-feira (7), no Centro de Convenções, na cidade de João Pessoa/PB. A abertura da programação contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e do diretor-técnico da Instituição, Bruno Quick; do governador da Paraíba, João Azevedo; além do prefeito da capital, Cícero Lucena, e outras autoridades.
Em sua fala ao público, Décio Lima destacou o evento como uma oportunidade de compartilhar experiências e criar possibilidades de inovação com foco no desenvolvimento da economia e da sociedade.
Estamos diante de uma revolução continua, da qual não sabemos a dimensão do seu alcance e, por isso, a soma desses conceitos da sustentabilidade de uma economia globalizada e dos processos de inovação precisam interagir com aquilo com que é uma grande preocupação do mundo, que são os 750 milhões de seres humanos que permanecem no mapa da fome. Os pequenos negócios são os que realmente distribuem a riqueza. Esse é o momento que transforma o Nordeste num verdadeiro paradigma para ensinar o Brasil e ensinar o mundo.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional
Com a participação de caravanas de vários estados e regiões do país, o NEon vai apresentar ao público, ao longo de dois dias, mais de 100 horas de conteúdo e contar com espaços com mentorias gratuitas, exposição de robótica, entre outros atrativos.
Esse evento cumpre um papel muito importante, que é fazer essa grande roda girar. Então, tem um espaço enorme num momento que o Nordeste brilha pela questão das economias, das energias renováveis, dos serviços e o turismo, essa coisa que cura as pessoas. Então aqui tem tudo para dar certo, e esse NEOn, o Nordeste ligado, ele tem uma energia nesse processo.
Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, a busca pela inovação representa atualmente o principal desafio do mercado para gerar desenvolvimento e criar novas oportunidades de forma sustentável. “Temos que estar permanentemente procurando e pesquisando aquilo que é melhor, aquilo que dá mais lucro, aquilo que pode transformar a vida das pessoas. E esse é um grande trabalho do Sebrae, transformar a vida das pessoas como um todo. Portanto, precisamos cada vez mais inovar, pesquisar e fazer com que as coisas sejam realmente sustentáveis”, disse.
Conforme o Superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, a chegada do NEon no estado proporciona um novo olhar sobre o universo do empreendedorismo. “Com certeza, para todos que estão aqui também, dos outros estados, o dia é muito importante”, pontuou.
De acordo com o governador da Paraíba, João Azevêdo, a discussão de temas como inovação, empreendedorismo e sustentabilidade é fundamental para projetar o crescimento do estado, o nordeste e o país.
Não tenho dúvida que esse será um grande evento. Um estado em que tem, por tradição, investimentos constantes na área de tecnologia, na área de inovação, na área de pesquisa torna-se uma grande oportunidade. Isso para a gente é um orgulho muito grande estar participando aqui.
João Azevêdo, governador da Paraíba
Por sua vez, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, comentou a contribuição que o evento gera para impulsionar o processo de ensino e aprendizagem voltado à inovação. “Precisamos cada vez mais preparar o alicerce do aprendizado para chegar num evento como esse, em busca de mais conhecimento, mais intercâmbio, de inovações, sustentabilidade e empreendedorismo”, enfatizou.
Também estiveram presentes no evento, o diretor de administração e finanças do Sebrae/PB, Neto Franca, o diretor técnico, Lucélio Cartaxo, além de representantes de instituições de ensino, pesquisa e do Sebrae de vários estados e regiões do país.
Programação
Em sua segunda edição, o evento apresenta grandes nomes do mercado, como Lázaro Ramos, Diego Ribas, Silvio Meira e Gil Giardelli, além da participação de grandes empresas, como Boticário, Claro, Ambev, 3Corações e Faber-Castell. A programação contará com atividades até a sexta-feira (7).
Nesta manhã, o público acompanhou a palestra “Rebeldes têm Asas”, apresentada pelo cofundador da marca Reserva e CEO do grupo Arezzo, Rony Meisler, além do painel r): “Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade construindo o Futuro”, com a participação dos empreendedores, Maria Júlia (Parque Engenho Triunfo), Renato Rodrigues (Softcom) e Luciana Balbino (Restaurante Vó Maria).
Ao todo, são 10 palcos espalhados por todo o evento, com destaque para realização de palestras e apresentação de painéis temáticos, gerando networking entre os participantes e a possibilidade de negócios. O espaço de economia criativa, que será dedicado à participação de empresas de vários segmentos, é também outro atrativo que o público poderá conferir, além da ampla programação cultural que terá a participação da cantora paraibana Elba Ramalho.
Fonte: Agência Sebrae