7 dicas para aumentar a motivação dos colaboradores

No pós-pandemia ter colaboradores motivados é um dos desafios para as empresas, seja no modelo remoto ou híbrido, os líderes precisam adaptar desde a comunicação a programas de desenvolvimento de carreira. Segundo uma pesquisa da  consultoria Gallup, seis em cada dez pessoas estão emocionalmente longe do trabalho. Na análise do especialista em experiência corporativas, colaboradores que estão desmotivados podem impactar na baixa produtividade e engajamento da equipe. 

“Redução na qualidade das entregas e na produção são sinais de colaboradores emocionalmente distantes do trabalho. Além de prejudicar no desenvolvimento pessoal deste funcionário, também são percebidos reflexos na comunicação e relacionamento com a liderança, que tende a ser carregado de conflitos e prejudicam o crescimento do negócio”, afirma Marcos dos Santos, CEO da Vinho Tinta, empresa que oferece experiências sensoriais de vinho e pintura. 

Há cinco anos observando a transformação do engajamento nas empresas, o especialista aponta estratégias para cultivar a conexão entre equipes e driblar a desmotivação no escritório. 

1. Comunicação unilateral
Oferecer um espaço para uma comunicação aberta, em que os trabalhadores possam trazer seus pensamentos e ideias e também escutar a liderança é uma das estratégias para reforçar o senso de pertencimento. “O líder precisa certificar-se de que a linguagem utilizada será compreendida, cada pessoa deve ter a comunicação adaptada, assim conseguirá alinhar os objetivos e trabalhar individualmente a necessidade de cada membro do time”, aponta. 

2. Interaja com o seu time
Conhecer as habilidades, aspirações, desafios diários e motivação também são atribuições orientadas pela especialista. “Ter alinhamentos mensais é uma boa forma de avaliar o momento de carreira do seu funcionário, evitando pedidos de demissão de talentos importantes para a empresa, além de conhecer as habilidades para cargos de liderança ou ainda a migração para um novo setor”, completa. 

‍Para conhecer as habilidades, o setor de recursos humanos pode aplicar questionários visando ter mais informações dos funcionários, compilando os dados e avaliando caso a caso junto com a coordenação de cada departamento. 

3. Incentive o trabalho em equipe 
Incentivar os funcionários a colaborarem uns com os outros permite que trabalhem a comunicação, observem como outros contratados reagem a desafios e também como resolvem problemas. O especialista exemplifica, “Muitas vezes, o colaborador não se sente à vontade para dividir uma dor com a liderança, mas sim com um par. Oferecer espaços para colaboração é uma forma de potencializar a criatividade e ajudar o time a encontrar resultados em grupo”

4. Reconheça e valorize
A falta de reconhecimento causa desmotivação das equipes. Uma forma de reverter o quadro, indicada pelo fundador da Vinho Tinta, é estabelecer momentos para o reconhecimento público. “O gestor pode reconhecer mensalmente quem são os funcionários em destaque, não só com premiações financeiras, mas levando o destaque para compartilhar suas experiências com outras pessoas. Promovendo pertencimento e dando a oportunidade para dele ensinar o time”. ‍

5. Ofereça apoio
No pós-pandemia, flexibilidade tornou-se a palavra de ordem dentro e fora das organizações. É preciso ter um equilíbrio entre as urgências, as necessidades das empresas e dos empregados. “Neste ponto o gestor precisa prestar atenção, principalmente para que colaboradores que estejam desmotivados não utilizem a flexibilidade como um recurso para deixar a performance cair”, exemplifica. 

6. Desenvolva a equipe
Nessa estratégia, o desenvolvimento profissional do time pode ser uma vantagem competitiva diante dos concorrentes. “Ajudar o funcionário a traçar um plano de aprimoramento de carreira é uma forma de reter talentos e ajudar a empresa a crescer. É muito interessante quando um contratado entra como estagiário, por exemplo, se torna efetivo e vai subindo de cargo. Geralmente, são pessoas que possuem muito conhecimento sobre a empresa e tornam-se bons líderes”, completa. 

7. Promova um ambiente saudável
Para mudar o cenário de desmotivação, a empresa pode fortalecer a imagem por meio dos valores e crenças compartilhados, incentivando o alinhamento entre os objetivos do negócio e pessoais.  “Valorizar a diversidade e a inclusão, promove ambientes mais dinâmicos, em que os indivíduos sentem-se à vontade para apresentar soluções mais criativas para problemas, além de ter um espaço para troca e crescimento pessoal e profissional”, finaliza. 

Fonte: assessoria de imprensa Vinho Tinta

Fonte: Contábeis

WhatsApp