4 estratégias para fazer seu salário render mais nesta reta final de 2023

O segundo semestre chegou com menos tributos do que o começo do ano, quando são pagos os tradicionais Imposto de Renda (IR), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) , Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e outros, mas ainda assim o seu dinheiro continua não rendendo, então é hora de conferir estratégias para melhorar essa situação.

Chegou a hora de entender por que, mesmo depois de tanto trabalho, o dinheiro não sobra. A economista que colabora com a redução e concentração de renda por meio da educação financeira, Mila Gaudencio, compartilha quatro estratégias para fazer o salário render mais com práticas possíveis para você adotar no dia a dia.

A especialista explica que anotar todos os gastos ou ter uma planilha de controle ainda não é suficiente para ter uma vida financeira saudável. “Se conseguirmos colocar em prática estas quatro estratégias, conseguiremos equilibrar as três versões que temos em nós e orientam nosso comportamento: o eu do passado, do presente e do futuro”, acredita a especialista.

Confira abaixo quais as dicas da economista:

Autoconhecimento

A maioria das nossas decisões financeiras estão ligadas às emoções. Identificar gatilhos que nos ajudam e nos prejudicam na nossa relação com o dinheiro é o primeiro passo. “Faz três anos que aplico este método das 4 estratégias, e é notável que coragem e determinação são padrões positivos, e medo (de tirar um projeto do papel que pode trazer mais dinheiro) e impulsividade (tomar decisão sem pensar) são os negativos que frequentemente se manifestam”, comenta Gaudencio.

Refletir, literalmente colocar no papel e entender quais são os seus é um passo importante para a mudança de comportamento.

Comportamento

O segundo passo é entender as razões de tomar atitudes em relação ao dinheiro e quais são os sentimentos que causam tal ação. Pode ser um relacionamento amoroso, problemas no trabalho ou mesmo amizades influentes Quando fazemos isso, ativamos uma área do cérebro que ajuda a filtrar as coisas. “ É como mandar um sinal para o cérebro sobre o que é importante para mim e me avisa quando isso acontecer. o padrão, mais fácil saber para onde vai o comportamento”, esclarece a economista em seu curso disponível na eduK.

Organização
Não é sobre anotar seus gastos, mas planejá-los. Lançar as receitas, despesas e investimentos para todo o ano. Essa postura ajuda a conhecer o seu custo de vida mensal. “Se só anotamos os gastos que tivemos no passado, é como se tivéssemos dirigindo olhando só para o retrovisor. E pode causar um acidente. Por isso, relacionado esta etapa a uma bússola financeira, já que ajuda a nos guiar em uma direção melhor”, explica.

Planejamento

Crie e especifique metas financeiras, para entender para quê você está guardando dinheiro. “Se você não souber onde vai utilizar o seu dinheiro, você vai gastar”, diz. Melhor aproveitar o cartão de crédito, usando os programas de pontos, por exemplo, e entender como formar e manter a sua reserva financeira fazem parte desta etapa.

Fonte: Contábeis

WhatsApp