Feira proporciona internacionalização dos pequenos produtores de frutas brasileiras

Cerca de 80 pequenos produtores rurais e representantes de associações de produtores de todo o país desembarcam em São Paulo (SP), com o apoio do Sebrae, para conquistar novos clientes internacionais. Entre os dias 16 e 18 de abril, eles participam da Fruit Attraction, a feira mais importante do mundo para o setor agroalimentar. O momento será uma oportunidade de troca de experiências e de acesso a mercado, especialmente porque mais de 40 compradores de diferentes países são esperados no evento.

Os pequenos produtores e agricultores familiares são um dos públicos prioritários do Sebrae. De 2020 para cá, a instituição realizou cerca de 1,1 milhão de atendimentos junto a um universo de mais de 250 mil produtores rurais, por meio de programas como: Juntos pelo Agro, ALI Rural (Agentes Locais de Inovação Rural), programa Brasil + Competitivo, Agronordeste, Produzir Brasil e o Brasil à Mesa.

“Temos uma atuação amplificada, não só com agricultores familiares, mas com pequenos produtores, que muitas vezes não são classificados neste ramo, mas também são pequenos empresários. O nosso papel é trabalhar estratégias para que eles melhorem a gestão desses negócios, implementem inovações e possam acessar novos mercados, conseguindo produzir cada vez mais, além de atender os requisitos de mercado com mais sustentabilidade, seja em conexão direta com o consumidor ou uma empresa âncora ou seja atingindo o mercado da internacionalização”, ressalta o analista de agronegócio do Sebrae Nacional Victor Rodrigues Ferreira.

O analista lembra ainda que o Sebraetec possibilita a participação dos produtores rurais, desde que tenham inscrição estadual de produtor, Número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) e declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), CAF, CEPF ou CNPJ. A iniciativa promove o acesso a consultorias voltadas para soluções inovadoras e acompanha todas as etapas para assegurar os melhores resultados, de forma personalizada.

A produtora Olímpia Felizarda colhe, por ano, cerca de 125 toneladas de limão Thaiti na pequena propriedade de cinco hectares e representará as associações dos Produtores de Limão de Jaíba (Aslim) e União dos Fruticultores do Jaíba e Região (Afrutja), na Fruit Attraction. O produto já tem certificação para ser comercializado para o exterior e a expectativa é alta em participar do evento. Queremos prospectar novos clientes do mercado externo e reforçar o networking”, destaca. “O Sebrae é parceiro desde o início das nossas atividades e foi o maior incentivador pra criarmos a nossa associação”, completa Olímpia.

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo, com mais de 40 milhões de toneladas em 2020. A agricultura em geral representa 6% do PIB do Brasil, que continua sendo o líder na América Latina na produção de banana, frutas cítricas, abacaxi e milho, entre outros.

Dos 5 milhões de estabelecimentos agropecuários do país, 77% estão classificados como pequenas propriedades familiares, sendo responsáveis por 23% da área de todos os estabelecimentos rurais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, a agricultura familiar ocupava mais de 10 milhões de pessoas nos estabelecimentos agropecuários.

Fonte: Agência Sebrae

WhatsApp